A causa do Tremor Essencial ainda não é conhecida. Sabe-se que existe um forte componente genético de modo que em mais da metade dos casos existe outro familiar acometido por esta doença. Apesar disso ainda não identificado qual o gene responsável por desencadear essa doença.
O tremor essencial ocorre principalmente nas mãos podendo também acometer outras partes do corpo, como a cabeça e estruturas da fala, causando voz trêmula.
Geralmente a piora da intensidade do tremor é muito lenta, levando vários anos antes de causar algum tipo de transtorno ao paciente.
As principais queixas associadas ao tremor são derrubar alimentos e líquidos durante as refeições, dificuldade em trocar a roupa, abotoar botões e letra trêmula, podendo ficar inelegível. Além disso, observa-se com frequência pacientes com constrangimento social por olhares e julgamento de outras pessoas.
O diagnóstico é clínico, ou seja, baseado nas queixas do paciente e no exame físico neurológico. Eventualmente o neurologista pode solicitar exames de sangue para afastar outras condições que possam estar causando ou exacerbando o tremor, como por exemplo alteração da tireoide.
Existem várias opções de tratamento para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Inicialmente indica-se o uso de medicações, como betabloqueadores e/ou anticonvulsivantes, que costumam ter resultados satisfatórios com bom controle. Nos casos graves, refratários às medicações orais, podem ser considerados procedimentos cirúrgicos, veja a baixo.
De modo geral, o neurologista indica o tratamento do TE quando o paciente apresenta algum prejuízo funcional e/ou social associado à doença.
Os prejuízos funcionais estão relacionados a dificuldade de realizar tarefas diárias com as mãos, como por exemplo escrever, utilizar talheres, segurar copos e trocar de roupa.
Para o início do tratamento é mais importante o impacto do tremor na vida do paciente do que a própria intensidade do tremor. Por exemplo, um paciente que trabalha com costura mesmo com um tremor discreto nas mãos apresenta dificuldade no serviço, por isso a indicação do tratamento é mais precoce.
O prejuízo social está relacionado ao constrangimento do paciente devido ao julgamento, aos olhares e aos comentários de outras pessoas. Isso muitas vezes pode ser mais incapacitante que o próprio tremor em si. É extremamente importante cuidar do impacto emocional e discutir alternativas para paciente e a família lidar com essa situação.
Apesar dessa queixa não ser tão valorizada, observa-se no consultório uma alta frequência de pessoas que evitam sair de suas casas e se alimentarem em público por medo dos olhares e julgamentos.
Existe mais de uma opção de cirurgia para o tratamento, todas elas são capazes de reduzir a gravidade do tremor essencial. As cirurgias mais utilizadas são:
Telefone:
(11) 4587-9161 / (11) 4587-3134
R. Prudente de Moraes, 111 – Centro – Jundiaí/SP